A INSTITUIÇÃO

Mamãe Cecilia, como é chamada carinhosamente até hoje, nasceu em Piracicaba no ano de 1852 cujo nome de batismo é ANTÔNIA MARTINS DE MACEDO, casou-se aos 35 anos, teve 3 filhos, sendo um deles especial, tornou-se viúva após 5 anos, e ainda assim mantinha o sonho de ingressar na vida religiosa.

Em 1896 recebeu inspiração para se juntar a outras senhoras e servir aqueles que mais necessitavam. Com o apoio do Frei Luís Cappuccino iniciaram um trabalho de atenção as meninas, aquelas que não possuíam lares ou famílias, com coragem e determinação deram início a construção desta casa, que em 1898 puderam acolher na modalidade de abrigo muitas crianças e jovens do sexo feminino.

Em 1900 nasceu a Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria tendo como fundadora Madre Cecília. As irmãs deram continuidade à obra sempre atenta as necessidades das crianças e adolescentes em que se encontravam em situação de vulnerabilidade.

Em 06 de Setembro de 1992 foi iniciado o Processo de sua Canonização e todos os documentos recolhidos por testemunhas e escritos foram enviados à Roma, na esperança da confirmação de suas virtudes em grau heroico.

Com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA em 1990, o Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe reestruturou seu atendimento, passando gradativamente a atender crianças de ambos os sexos, em contraturno escolar com atividades complementares ao ensino regular, como creche e posteriormente Projeto Social com capacidade de atendimento de até 300 crianças com idade entre 04 a 11 anos.

Em 2014 o Lar Escola ampliou seu atendimento passando a executar também outros serviços com gestão compartilhada junto ao Município destinado a deficientes, idosos e famílias. Atualmente a Organização tem como mantenedora a AFASCOM - ASSOCIAÇÃO FRANCISCANA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CORAÇÃO DE MARIA, sendo sua missão promover, resgatar e cuidar da vida por meio da assistência social.

Fundado em 02 de Fevereiro de 1898, o Lar Escola Coração de Maria Nossa Mãe/AFASCOM, desenvolve atualmente em Piracicaba o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, atendendo crianças de ambos os sexos de 04 a 12 anos, provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Ofertando atividades como: Informática, Atividades esportivas e Musicais. As crianças vêm no contra turno escolar, de segunda a sexta feira, tendo como fundamento os valores humanos. Meta de atendidos no LE é de 80 crianças e mais 60 no JO.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO À SERVA DE DEUS, MADRE CECÍLIA

“Ó Deus, que vos manifestastes em vossa serva Madre Cecília do Coração Maria,
por sinais de santidade, na vivência da fé, do amor e da entrega total aos vossos planos,
sempre confiante no Coração de Maria, suplicamos-vos,
concedei-nos, por sua intercessão, a graça que vos pedimos... (pede-se a graça)
E se for de Vossa Vontade e para glória de Vossa Mãe Santíssima,
elevai Madre Cecília à honra dos altares.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém”.